quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Sessão de movimento


Mais um dia...hoje amanheci restabelecida e cheia vitalidade:)Logo que cheguei à escola tive uma triste noticia, a Clara (a nossa Auxiliar) está doente e foi ao hospital, não vai vir trabalhar...os meninos ficaram preocupados, em especial a Maria , ela tem uma paixão pela Clara!Dão-se muito bem, e andam sempre a mimar-se mutuamente, a Clara mima-os a todos mas a Maria não lhe deixa muito espaço para essa divisão dos afectos!Mas é bom ver que gostam da Clara.
Como hoje estavam tristinhos,iniciei a manhã com uma surpresa para os meus piolhos!- Vamos fazer movimento!!!_ que alegria! Adoram fazer!Que bom, tenho pena de pensar que para o ano acabam estes momentos de fantasia, mas enfim, outras coisas irão descobrir...
Levei um poema sobre o floco de neve e ao som do vivaldi iniciei devagarinho a narração , primeiro ouviram de olhos fechados, depois tinham de representar a aventura do floco de neve em mimica« é proibido falar» dizia a Cristiana, e estavam divertidissimos!!!( E muito pouco barulhentos, o que também é bom, nma 5ªf...)Reperiram 3 vezes , até que sugeri outra actividade...coloquei em cima das mesas material de pintura e de desenho e sugeri que ficassem deitados mais alguns minutos e pouco a pouco se fossem levantando para registar aquela aventua, demoraram, mas lá foram para as mesas, os desenhos ficaram lindos, amanhã vou trazê-los para vos mostrar(hoje ficaram no nosso painel...)O Henrique veio à nossa sala avisar a hora a que as estagiárias viriam fazer o teatro, « ás 3h»disse.Foi uma alegria. Esta experiência de ter estagiárias de enfermagem a trabalhar na escola é maravilhosa e eles aprendem a gostar e a não temer a «bata branca»!Tinhamos combinado ir ao recreio pela manhã, mas estavamos tão intusiasmados com o movimento e a música que quase chegavamos atrazados ao almoço!« Fica para amanhã »dizia a Beatriz.Ao almoço comemos...gelatina!
A Lara hoje veio á escola(esteve com dor de ouvidos e ontem faltou) e tal como prometeu, trouxe de casa o filme sobre as ovelhas e a tosquia, montámos a nossa sala de cinema(com direito a gomas e tudo)para assistir, nem se ouviam as moscas tal era o interesse...depois foram brincar no cantinhos da sala e nos pc´s(aPatricia gravou o seu jogo no pc grande e todos queriam jogar).A Lina veio trabalhar com o André (ela é a Educadora de ensino especial, que está a ajudar o André e vem trabalhar com ele 1xpor semana), todos correm para a comprimentar e ver os materiais que trás, mas depois todos lhe dão espaço, pois o André precisa de trabalhar com atenção.Fico feliz quando ela me disse que o André evoluiu bastante, temos feito muito esforço na sala(eu e a Clara), para que ele possa à sua maneira acompanhar o grupo.Eram 3h e as estagiárias estavam prontas, tratamos de improvisar uma sala de teatro« hoje é só festas»disse o Tiago A.!E tinha razão!Vieram todas e assistiu também, a enfermeira(responsável pelas alunas), o Henrique e a Irina(os nossos corrdenadores), correu muito bem a história era simples mas funcionou!Falava de uma menina que não tinha bons hábitos de higiene e ficou doente(depois coloco aqui a história e as fotos).Ainda fizeram um jogo com perguntas/resposta sobre a higiene.Quando sairam registei as opiniões de todos e á medida que viam aparecer no papel a letra dos seus nomes diziam « estás a escrever o meu nome»( a Luana foi a primeira a reconhecer a sua letra L, é assim que tenho abordado iniciação à escrita e ás letras, não acredito no método« escolarizado»dessa aprendizagem, o lado lúdico, para mim é o que faz mais sentido), Bem estavamos atrazados outra vez, a Luíza( responsável pelo refeitório) veio chamar-nos à sal« não se lancha hoje?», estava sem a Clara e demora sempre mais um bocadinho a realizar as rotinas, mas no fim correu tudo bemAinda recebi a mãe da Inês e da Lara e falámos rápidamente sobre a primeira avaliação registada,« é só coisas boas» disse-lhes euE é verdade o meu grupoi está feliz e isso é o que importa

4 comentários:

Liliana disse...

Ai que hoje tenho tto trabalho q so vim passar aqui pa dar uma vista de olhos no teu dia....temos mtas coisas pa conversar...quero programar coisas giras pos meus meninos...amanha vou levar-lhes a historia do Zacarias, sou uma vergonha que nao sei a musica (k mal :S) ms a minha auxiliar maria sabe a musica do Zacarias por isso eu canto cm ela loooool
bjokassss

Rui Inácio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Inácio disse...

Acho que fiz qualquer coisa de errado! repetindo o comentário:
Olá!
em primeiro lugar quero agradecer o facto de teres deixado um comentário no meu blog! Relativamente ao que estudo... tou a terminar Educação de infância em fase terminal se assim se pode dizer,sou finalista! Mas tenho um interesse especial por música, e sempre me envolvi em projectos relacionados com música. Acho que é uma boa maneira de intervir nos jardins, através da música já que a cultura musical da maioria das crianças é decadente e torna-se uma área de conteúdo que possibilita uma interdisciplinaridade com as restantes áreas! E uma óptima maneira para as motivas!
bjos

zita disse...

adorei o blog! ainda é um bébé mas sei que vai crescer cheio de coisas fantasticas.... tu és fantastica, fizeste e fazes parte da educação da minha princesa por isso e por tudo agradeço-te do fundo do coraçao.....
beijokas